Páginas

FALA PRESIDENTE

Espaço destinado ao Presidente da APROGEO/SC que aqui irá expor o seu ponto de vista sobre os principais tópicos mais abordados sobre os Geógrafos e seus interesses, no estado de Santa Catarina, no Brasil e no Mundo.

Tudo que fazemos com dedicação à Geografia de Santa Catarina é conhecida e estruturada por Geógrafos de todo o Brasil. Nossa situação atual nos permite  o reconhecimento das pessoas que passaram por todo esse processo de contrução da Associação Profissional de Geógrafos de Santa Catarina (APROGEO/SC) que passou por uma trajetória pouco conhecida mas que há 10 anos já somava esforços e conquistas para a categoria e em 2009 tornou-se realidade. Nosso empenho associativo está diretamente interligado com as necessidades dos Geógrafos Bacharéis perante a sociedade civil, tomando por critérios os amparos legais da profissão tanto quando falamos em Constituiçõa Federal Brasileira, como quando falamos em Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), em que nossa categoria se enquadra pela modalidade Engenharia. Outro ponto desconhecido pelos profissionais geógrafos que na sua essência era designado Engenheiro Geógrafo e que aqui em Santa Catarina, o Instituto Politécnico de Florianópolis formava o profissional habilitado para as áreas de bacharel em geografia e somado a uma extensão de carga horária, passava a atribuir-se também da Agrimensura. Fato pelo qual explica o porque de estarmos no CREA/SC, integrados à Câmara da Agrimensura.
Sobre a Câmara da Agrimensura, câmara técnica no qual nos permite participação através de conselheiros, é que falaremos a seguir.

Marcos Piovezan
____________________________________________________________________


Como já é de costume a democratização dos espaços nesta associação, postarei a seguir alguns e-mails que foram enviados para a LISTADAGEOGRAFIA, espaço de discussão entre profissionais, pelo fato de serem julgados por mim como de importante relevância para todos interessados. As mensagens aqui postadas são  públicas e por serem também consideradas de livre expressão, economizarei nos comentários. Começo então pelas palavras de Marcelo Acha (APGERJ - Associação Profissional de Geógrafos do Estado do Rio de Janeiro) falando sobre o "Dia do Geógrafo", hoje.


"Mais uma vez comemoraremos o Dia do Geógrafo, na semana que vem. A data foi escolhida em função da instituição do Instituto Brasileiro de Estatística em 29 de maio de 1936. Nascido INE, somente no ano seguinte, com a criação do Conselho Brasileiro de Geografia, ao INE incorporado, surgiu o IBGE tal como conhecemos. Devido a esse histórico, dividimos nosso dia nacional com os estatísticos.

Entretanto, a cada ano percebo que cada vez mais comemoramos o “dia da ciência”, e não do profissional. Nas universidades, as atividades em comemoração ao Dia do Geógrafo são variadas: palestras, minicursos, seminários, mesas-redondas, filmes, debates, shows, manifestações. São convidados professores renomados, representantes de movimentos sindicais, artistas... mas o principal convidado, o “aniversariante do dia” é barrado na festa. Quantos geógrafos são chamados a proferir palestras, ministrar minicursos ou participar de debates no Dia do Geógrafo nas diversas IES ao redor do país?

Quantos são os geógrafos convidados nesta ou em outras ocasiões para falar para estudantes de Bacharelado em Geografia sobre a importância do profissional, sobre as dificuldades da carreira, sobre as perspectivas de mercado? Quantos são os estudantes que têm consciência do que lhes espera depois que o diploma for entregue, ou quando tiverem que buscar uma seção do CREA para que possam obter registro?

A maioria dos alunos desconhece essa realidade por culpa da universidade, que não lhe diz que seu curso de graduação é medíocre e que, por causa disso, não conseguirá atribuições profissionais perante o órgão regulador de sua profissão para que possa lutar em condições de igualdade com outros profissionais por uma vaga no mercado de trabalho. Ou, pior ainda, há casos em que a instituição não lhe diz que, por motivos obscuros, não está cadastrada no Sistema CONFEA/CREA e, por isso, após 4 ou mais anos de estudo – por vezes pagos – o egresso não terá direito ao seu registro profissional, sendo obrigado a recorrer à justiça contra a própria instituição que o formou.

Talvez seja por isso que os geógrafos não são convidados para irem à universidade para participar das atividades em comemoração ao Dia do Geógrafo. Sua presença poderá expor, de forma vexatória, as entranhas do nosso modelo educacional que tenta, com todas as suas forças, extinguir a profissão de Geógrafo no país."



Geógrafo Marcelo Acha (APGERJ - Associação Profissional de Geógrafos do Estado do Rio de Janeiro)

(Enviado no dia 22 de maio de 2012).

ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DE GEÓGRAFOS DE SANTA CATARINA - APROGEO-SC

Rua das Cerejeiras, 255 - Carvoeira Florianópolis - SC CEP 88040/510

DIRETORIA 2020/2022

Diretor-Presidente
Marcos Piovezan

Vice Diretor-Presidente
Paulo Barral de Hollanda Gomes Vieira


Primeiro Secretário
Sérgio Luiz Pinheiro

Primeiro Tesoureiro
Judeci da Silva

Conselho Fiscal
Luiz Felipe Martins Pereira


_____________________________________


DIRETORIA 2011/2013

Diretor-Presidente Marcos Piovezan

Vice-Presidente Joi Alves

1 Secretaria Marilu May

2 Secretário Samuel de Souza Fernandez

1 Tesoureira Josiane Vill

2 Tesoureiro Judeci da Silva


Conselho Fiscal

Eduardo P. P. Pereira

Joao Jorge de Souza

Samuel Abati

CONSIDERAÇÕES

A APROGEO-SC é sim, resultado de muito esforço de uma grande parte de pessoas para que possamos alcançar uma das nossas mais importantes metas, que é de nos tornar uma entidade de classe que represente nossa profissão na Câmara da Agrimensura, que é a câmara que cuida dos interesses do Geógrafo dentro do nosso conselho regional, o CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, do sistema CONFEA.

Os Geógrafos vem sendo cada vez mais incoporados no quadro de funcionários de empresas e outras instâncias públicas que desenvolvem soluções de melhorias na gestão ambiental, justificando a exitência dessas associações como forma de nucleação coloborando com a interdisciplinaridade e capacitação de profissionais para poderem agregar cada vez mais suas habilidades no mercado de trabalho.

Todos os materiais publicados aqui, serão de cunho associativo apenas. Como pode-se perceber há postagens no blog, muitos são documentos que já foram registrados como interesse público e por isso aqui estão divulgados e os demais são voltados somente ao interesse da associação. Com único objetivo de agregar todos os Geógrafos registrados no CREA-SC e garantir que esses tenham um espaço de comunicaçâo que beneficie aos nossos associados.

Dezembro 2009