Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

APROGEO-SC participa de Encontro macrorregional preparatório ao 9º ENEC

O Diretor-Presidente da APROGEO-SC, na busca pelo reconhecimento da futura Entidade de Classe, participou na última quarta-feira (19/Set), do CEDEC – Colégio Estadual das Entidades de Classe  na Sede do CREA-SC, em Florianópolis.


Diretor-Presdiente, Marcos Piovezan, Integrando um dos encontros macrorregionais preparatórios ao 9º ENEC – Encontro Estadual de Entidades de Classe. 

Evento presidido por Paiva e Lyncon. 
A APROGEO-SC, foi reverenciada e muito bem recebida pelos colegas, que pediram maior assiduidade e comprometimento dos profissinais Geógrafos com o CREA-SC, integrando comissões para deliberação de projetos para as Entidades de Classe.
O encontro também foi aproveitado para elaborar proposta de alterações para modernização do Regimento Interno, bem como, da Lei 5.194/66.
Além do Eng. Civil e de Segurança do Trabalho, Presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier,  agradecemos em nome dos Geógrafos Profissionais de Santa Catarina, ao Eng. Civ. LUIZ HENRIQUE PELLEGRINI, Carlos Paiva Filho,  Assessor Parlamentar Adv. e Eng. Agr.  . LINCOLN DE PAULA, Presidente da ACE (Associação Catarinense de Enegenheiros), Eng. Eletricista Celso Ternes Leal, Assessor da Presidência Eng. Agr. e Seg. Trab. LEONEL FERREIRA JUNIOR pelo apoio prestado à nossa associação!


O evento estadual acontecerá em Florianópolis, dias 31 de Outubro e 01 de Novembro de 2012,  visando a integração do CREA com as entidades e a discussão de projetos relacionados a valorização profissional. 


Os primeiros eventos aconteceram em Chapecó (14/08), Lages (17/08), Criciúma (18/09). Os próximos serão em Brusque (25/09) e Joinville (26/09). Participam os presidentes de entidades, diretores da Mútua-SC, presidente do CREA-SC, conselheiros e diretores regionais.


9/09 – FLORIANÓPOLIS - (das 13h30 às 19h) - Região Grande Florianópolis

local: Auditório do Crea-SC (sede)
ENTIDADE PRESENTES / CIDADE:
ACE/Florianópolis

AEASC/Florianópolis
CESC/Florianópolis
ABENC/Florianópolis
ACEST/Florianópolis
ABEAQUI/Florianópolis
IBAPE/Florianópolis
SENGE/Florianópolis
SEAGRO/Florianópolis
AGESC/Florianópolis
ATASC/Florianópolis
ACESA/Florianópolis
ATESC/Florianópolis
SINTEC/Florianópolis

Mais informações sobre este evento, podem ser vistas no site do CREA-SC, através do LINK:

I Reunião de Associações Profissionais de Geógrafos do Brasil

Nos últimos dias 15 e 16 de setembro de 2012, ocorreu em Porto Alegre-RS, a 
I Reunião das Associações Profissionais de Geógrafos. 

Enfim, pode-se ter noção do contingente de pessoas que estão em busca de maior visibilidade no mercado de trabalho para os Geógrafos profissionais, que marcaram presença no encontro organizado impecavelmente pela AGP-RS (Associação dos Geógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul).

A APROGEO-SC foi representada pelo Diretor-Presidente, Marcos Piovezan e o Conselho Fiscal, Samuel Abati (ver fotos abaixo). 

O Encontro contou também com a presença de representantes das Associações e Entidades de Classe dos Estados: BA, CE, RS, ES, MG, SP, RJ, AL e DF, marcando essa data como um momento histórico para os Geógrafos Profissionais.

O encontro serviu para troca de experiências entre as APROGEOs e também para maior aproximação das ações conjuntas das associações do Brasil.

Nossos sinceros agradecimentos à AGP-RS e todos os envolvidos na organização, como Sérgio Velho, Marcelo Acha, Silvana Calheiros e Ronaldo Plá.

 Crachá do Encontro ocorrido na Assembléia Legislativa de Porto Alegre - RS. 

 Chegando em Porto Alegre (carro).

Apresentação da APROGEO-CE, por LUIZ CRUZ LIMA. 
 Apresentação APROGEO-SC, por MARCOS PIOVEZAN.

 Apresentação APROGEO-SC, por SAMUEL ABATI.

  Apresentação APROGEO-SC, por MARCOS PIOVEZAN.

Sorteados, contemplados com o Livro do Cloude Pasteur (Comentários à Lei 5.984/66)
Ganhadora da AGP-RS.
Sorteados, contemplados com o Livro do Cloude Pasteur (Comentários à Lei 5.984/66)
Ganhador é o futuro Conselheiro da AGP-RS.


Reunião no primeiro dia (15/set)

 Reunião no primeiro dia (15/set)

  Reunião no primeiro dia (15/set)

 Presidente APROGEO-BA (DANIEL DE ALBUQUERQUE RIBEIRO)


 Elaboração do Documento ao CONFEA/CREA.
Na foto, da esquerda para direita, Renato Felippe (SP); Sérgio Velho (RJ); Silvana Calheiros (AL) e Luiz Cruz Lima (CE).

  Elaboração do Documento ao CONFEA/CREA.
Na foto, da esquerda para direita, Sérgio Velho (RJ); Silvana Calheiros (AL); Marcelo Acha (RJ) e Luiz Cruz Lima (CE).

 Renato Benito Felippe Junior (Presidente APROGEO-SP)
Assinatura de Documento assinado por tôdas APROGEOs e enviado ao CONFEA para aumentar carga horária dos Cursos de Bacharelado de Geografia.

APROGEO-SC assinando o Documento (assinado por tôdas APROGEOs) e enviado ao CONFEA para aumentar carga horária dos Cursos de Bacharelado de Geografia.

AGP-RS assinando o Documento (assinado por tôdas APROGEOs) e enviado ao CONFEA para aumentar carga horária dos Cursos de Bacharelado de Geografia

APROGEO-MG assinando o Documento (assinado por tôdas APROGEOs) e enviado ao CONFEA para aumentar carga horária dos Cursos de Bacharelado de Geografia

 APROGEO-MG assinando o Documento (assinado por tôdas APROGEOs) e enviado ao CONFEA para aumentar carga horária dos Cursos de Bacharelado de Geografia

APROGEO-ES assinando o Documento (assinado por tôdas APROGEOs) e enviado ao CONFEA para aumentar carga horária dos Cursos de Bacharelado de Geografia

 Discurso de Encerramento (16/set) marcado por muita emoção.

 Discurso de Encerramento (16/set) marcado por muita emoção.

 Foto com todos os participantes (Presidentes APROGEO: CE, RS, ES, MG, SC, SP, RJ, AL e DF)

 Confraternização (Jantar na Cidade Baixa - Porto Alegre)

Abraço fraterno entre representantes das Entidades de Classe.

 Abraço fraterno em despedida de um encontro que marcou a história dos Geógrafos Profissionais do Brasil.
Marcos Piovezan (Diretor-Presidente) e Samuel Abati (Conselho Fiscal) da APROGEO-SC, em frente à Assembléia Legislativa de Porto Alegre-RS (Local do Encontro). 

Agradecimentos especiais ao Samuel Abati que se disponibilizou junto ao Presidente APROGEO-SC para comparecerem à esta Reunião histórica e tão importante para o futuro dos Geógrafos Profissionais não só de SC, mas como de todo o Brasil. 
Obrigado, Samuel, por ter assumido esse compromisso representando os Geógrafos de Santa Catarina.

APROGEO-SC no Lançamento de Livro no CREA-SC

Os membros da Diretoria da APROGEO-SC: 
Marcos Piovezan (Diretor-Presidente) e 
Jorge João de Souza (Conselho Fiscal), 
participaram na última sexta-feira (14/set) do Lançamento da 
2ª edição do livro Comentários à Lei 5.194/66
Autor: Cloude Pasteur Faria.

 Presidente da futura Entidade de Classe (Geógrafo Marcos Piovezan), tendo a honra de receber das maõs do Autor, o livro "Comentários à Lei 5.194-1966".

Após uma semana de trabalhos, ainda foi possível fazer jus a confirmação de presença no lançamento do livro, para poder prestigiar o momento junto ao Autor, poucas horas antes de pegar a estrada em sentido Porto Alegre, a caminho da Reunião em prol da FENAGEO (Federação Nacional das Associações de Geógrafos Profissionais). 
Obrigado ao Eng. e atual Advogado e Diretor de Relações Institucionais do CREA-SC, Cloude Pasteur Faria e ao Presidente Kita ao Eng. Civ. LUIZ HENRIQUE PELLEGRINI, Carlos Paiva Filho,  Assessor Parlamentar Adv. e Eng. Agr.  . LINCOLN DE PAULA, Assessor da Presidência Eng. Agr. e Seg. Trab. LEONEL FERREIRA JUNIOR pelo apoio prestado à nossa associação!


Oportunidade para integrar as lideranças junto ao CREA-SC atuando em prol do Geógrafos Profissionais de Santa Catarina, celebrando a segunda edição do livro ao lado do Presidente do CREA-SC (Carlos Alberto Kita Xavier)e o Conselho Fiscal da APROGEO-SC, Jorge João de Souza.
Leia mais sobre o Presidente Kita e o apoio dado às Entidades de Class., em:
http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=paginas&id=4

Leia abaixo alguns trechos da matéria publicada no site do CREA-SC:

            Além de proporcionar uma oportuna e judiciosa reflexão sobre a principal norma jurídica do Sistema CONFEA/CREA, a Lei 5.194/66, o engenheiro analisa a natureza jurídica dos Conselhos de Fiscalização Profissional, comenta a ART– Anotação de Responsabilidade Técnica e apresenta o texto completo e índice alfabético-remissivo das Leis 5.194/66 e 6.496/77, bem como um índice cronológico das resoluções do Confea.
          "Nesta segunda edição, atualizada após o advento da Lei 12.378/10, que criou os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo e retirou os arquitetos do Sistema Confea/Crea após quase oitenta anos de convivência, o autor procurou esmiuçar os meandros da Lei 5.194/66, traduzindo para os profissionais em linguagem clara e acessível todas as suas implicações.
       "Esta obra é de grande importância para os colaboradores, conselheiros e inspetores dos Creas e do Confea, bem como para os profissionais das áreas tecnológicas e os operadores do Direito, que, na sua lide diária, têm necessidade de enfrentar o tema da fiscalização e da regulamentação profissional de engenheiros e agrônomos", ressalta o presidente do CREA-SC, Eng. Civil Carlos Alberto Kita Xavier.
        O autor: Claude Pasteur de Andrade Faria nasceu no Rio de Janeiro em 1956, tendo-se radicado em Florianópolis em 1961. É engenheiro eletricista e advogado, graduado em Engenharia e Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Mediação e Arbitragem pela mesma Universidade. Durante mais de 20 anos desenvolveu atividades em telecomunicações. Há trinta anos participa de atividades classistas: na ACE − Associação Catarinense de Engenheiros, da qual foi diretor administrativo, diretor financeiro e presidente no biênio 93-95; e no Senge − Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina, onde foi diretor em duas gestões. Desde janeiro de 2000 é Assessor Técnico do Crea-SC, tendo exercido por nove anos as funções de Chefe de Gabinete e Superintendente. Atualmente exerce as funções de Ouvidor e Assessor de Convênios e Relações Institucionais.

Leia mais informações no link abaixo:
ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DE GEÓGRAFOS DE SANTA CATARINA - APROGEO-SC

Rua das Cerejeiras, 255 - Carvoeira Florianópolis - SC CEP 88040/510

DIRETORIA 2020/2022

Diretor-Presidente
Marcos Piovezan

Vice Diretor-Presidente
Paulo Barral de Hollanda Gomes Vieira


Primeiro Secretário
Sérgio Luiz Pinheiro

Primeiro Tesoureiro
Judeci da Silva

Conselho Fiscal
Luiz Felipe Martins Pereira


_____________________________________


DIRETORIA 2011/2013

Diretor-Presidente Marcos Piovezan

Vice-Presidente Joi Alves

1 Secretaria Marilu May

2 Secretário Samuel de Souza Fernandez

1 Tesoureira Josiane Vill

2 Tesoureiro Judeci da Silva


Conselho Fiscal

Eduardo P. P. Pereira

Joao Jorge de Souza

Samuel Abati

CONSIDERAÇÕES

A APROGEO-SC é sim, resultado de muito esforço de uma grande parte de pessoas para que possamos alcançar uma das nossas mais importantes metas, que é de nos tornar uma entidade de classe que represente nossa profissão na Câmara da Agrimensura, que é a câmara que cuida dos interesses do Geógrafo dentro do nosso conselho regional, o CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, do sistema CONFEA.

Os Geógrafos vem sendo cada vez mais incoporados no quadro de funcionários de empresas e outras instâncias públicas que desenvolvem soluções de melhorias na gestão ambiental, justificando a exitência dessas associações como forma de nucleação coloborando com a interdisciplinaridade e capacitação de profissionais para poderem agregar cada vez mais suas habilidades no mercado de trabalho.

Todos os materiais publicados aqui, serão de cunho associativo apenas. Como pode-se perceber há postagens no blog, muitos são documentos que já foram registrados como interesse público e por isso aqui estão divulgados e os demais são voltados somente ao interesse da associação. Com único objetivo de agregar todos os Geógrafos registrados no CREA-SC e garantir que esses tenham um espaço de comunicaçâo que beneficie aos nossos associados.

Dezembro 2009